top of page

Past Events

Sustentabilidade conectada.


Onda Verde

Enquanto na Europa e nos Estados Unidos, à onda verde já chegou à indústria dos eventos, no Brasil ainda estamos caminhando a passos muito lentos. Nesses países as maiorias dos expositores estão adotando ações sustentáveis, e os fornecedores na corrida por novos materiais que atendam as normas de sustentabilidade. Aqui pouca coisa acontece, basta visitar alguma feira em São Paulo para observar que existe pouca ou nenhuma preocupação com a sustentabilidade.

Alguns promotores e organizadores de feira estabelecem algum incentivo para os expositores, mas os resultados são pífios.

Resgatei alguns conceitos para quem quer começar a pensar em participar de uma feira de negócios com um estande um pouco mais sustentável.

  1. Usar materiais menos tóxicos. Tintas vernizes e adesivos contem sustâncias toxicas altamente poluentes e que também prejudicam a saúde de quem trabalha com elas.

Os carpetes, comumente utilizado nas feiras, são poluentes e difícil de reciclar.

  1. Aumentar a sustentabilidade. Na medida do possível utilizar materiais altamente recicláveis ou rapidamente renováveis como o bambu, cânhamo e juta. Evitar a utilização de PVC que é prejudicial ao meio ambiente e a saúde humana. Utilizar madeira de reflorestação,

  2. Evitar imprimir folhetos. Utilizar totens eletrônicos ou I Pads é altamente recomendável, Os folhetos podem ser substituídos por pen drives, e algumas imagens no estande por TVs de Led ou painéis de Led. Caso tenha que imprimir utilize papel reciclado e tintas a base de agua.

Ao imprimir menos vc economizará arvores e ao utilizar tintas a base de agua poluirá menos.

  1. Iluminação. Utilize iluminação de Led, a economia chega a 70%.

  2. Reduzir o peso do estande. Quanto menos peso tenha o estande menos vai gastar com o transporte o que vai reduzir a emissão de gases.

  3. Durável. Os estandes tem que ser reutilizados em vários eventos. Pode ser incorporando componentes que podem ser adaptados para diferentes usos.

  4. Certifique-se que sua montadora recicle os componentes utilizados no seu estande. Organizações de artesão recebem muitos elementos para reciclar.

Voltando ao inicio desta matéria, estamos muito atrasados, por isso é difícil encontrar fornecedores e variedade de produtos. Mas iniciar o caminho é fundamental. Por isso, surfe na onda verde, muitos irão copiar você.

Recent Posts
bottom of page