Porque pensar fora da caixa ?
Qual a melhor maneira de encontrar valor e sucesso na carreira?
Os métodos tradicionais defendem a estipulação de metas e soluções simplistas, como as famosas listas das dez lições para chegar ao sucesso e ser bem-sucedido. Mas nem sempre essa é a melhor saída.
Segundo o filósofo Clóvis de Barros Filho, professor de ética da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, a maioria dos profissionais coloca o trabalho a serviço de metas, quando deveria trabalhar por um significado. “Muitas pessoas estão em um lugar quando gostariam de estar em outro e assim deslegitimam a própria trajetória”, diz Clóvis.
Segundo ele, é necessário pensar além dos objetivos organizacionais, como foco no resultado, trabalho por metas e competição. Em seu novo livro (ainda sem título definido e escrito em parceria com o psicanalista Arthur Meucci), que será lançado em novembro durante a HSM ExpoManagement, evento de gestão que acontece em São Paulo, Clóvis vai abordar a importância de desconstruir ídolos e preconceitos para reconstruir uma visão de mundo mais rica e consciente e, realmente, ter sucesso na carreira.
É a famosa expressão ‘pensar fora da caixa’. E a caixa pode representar os limites do pensamento criativo, uma barreira que impede a originalidade ou, até, uma imagem distorcida do que é felicidade no trabalho. “Não falo em substituir uma verdade pela outra e, sim, em conseguir refletir sobre essas questões”, diz Clóvis
Exame.com | Clóvis de Barro Filho